Em cerimônia realizada nesta quarta-feira (16/12), às 14h30, no Hotel Inter Continental, no Rio de Janeiro, o município de Itatiaia recebeu indicação para se tornar Município Indutor de Turismo no Brasil. O Termo de Cooperação Técnica foi assinado entre o Ministro do Turismo, Luiz Barretto, a Secretária de Estado de Turismo, Esporte e Lazer, Márcia Lins, o Presidente da TurisRio, Nilo Félix, e representantes da Fundação Getúlio Vargas (FGV) responsável pela avaliação técnica nos municípios.
O Prefeito de Itatiaia, Luis Carlos Ypê, e a Secretária Municipal de Turismo, Roberta Dias, representaram o município de Itatiaia na solenidade. Além da cidade da Região Sul Fluminense, também assinaram o Termo de Cooperação os municípios de Cabo Frio, Nova Friburgo, Teresópolis e Vassouras.
O Termo de Cooperação Técnica tem como objetivo avaliar os municípios escolhidos e suas aptidões para se tornarem municípios indutores de turismo no Brasil. A avaliação será feita através de pesquisas e estudos diretamente nas cidades.
Municípios Indutores – Hoje o Brasil possui 65 Destinos Indutores do Desenvolvimento Regional que compreendem as 27 capitais brasileiras e municípios com vocação turística das cinco regiões. Em seis anos, os municípios indutores receberam investimentos de R$ 1 bilhão para obras de infraestrutura. Ao todo foram firmados 656 contratos para a realização de obras nos destinos priorizados pelo Programa de Regionalização do MTur. Além das capitais, são considerados destinos indutores cinco municípios selecionados em cada estado. Os investimentos em infraestrutura representam apenas uma parte da ação do MTur nos estados e municípios para fomentar o desenvolvimento do turismo. Como são considerados prioritários, os 65 destinos indutores recebem verba de todos os programas do ministério, seja da qualificação, da promoção e marketing e também do Programa Nacional de Desenvolvimento do Turismo (Prodetur).
segunda-feira, 8 de março de 2010
Assinar:
Postar comentários (Atom)
0 comentários:
Postar um comentário